quarta-feira, 5 de abril de 2017

BASÍLICA DE NAZARÉ


Fonte: Sidney Oliveira/ Ag.Pará


A Basílica de Nossa Senhora de Nazaré começou a ser erguida em 1909 no mesmo lugar em que foi achada a imagem de Nossa Senhora de Nazaré por Plácido José de Souza. 
História da Basílica

Para o povo cristão, se os locais consagrados a Deus como as igrejas e capelas já apresentam-se como especiais, mais ainda são os que trazem a característica de terem sido escolhidos por Deus para a realização de acontecimentos importantes, como os locais sagrados da Terra Santa, de aparições de Nossa Senhora ou de manifestações prodigiosas, como é o caso do achado da imagem de Nossa Senhora de Nazaré em Belém do Pará.

O Milagre do Retorno

O chamado “milagre do retorno” da imagem de Nossa Senhora de Nazaré ao local onde havia sido encontrada por Plácido José de Souza em 1700, à margem do igarapé Murutucu, que é parte da origem histórica do Círio de Nazaré em Belém, coloca o local em um patamar importante que exige especial consagração.

Para ressaltar esta especial característica e primordialmente para exaltar a importância da figura de Maria, pensou-se em elaborar um templo à altura dessa estima, que mesmo apresentando esplendorosa beleza material, é apenas o mínimo diante do amor do povo paraense à sua padroeira.


Fonte: Sidney Oliveira/ Ag.Pará

Desde o início da divulgação do milagre a devoção fora crescendo, demonstrado pelo grande número de peregrinos que visitavam as ermidas construídas ao logo do tempo para abrigar a pequena imagem. A devoção aumentou mais ainda desde a realização do primeiro Círio, em 1793, e verificou-se posteriormente a necessidade da criação de uma paróquia, fundada em 1861. Ainda em 1825 havia sido iniciada a construção de uma nova matriz, em substituição à terceira ermida. A construção foi concluída em 1881.

Em 1908, Padre Luiz Zoia, visitador dos Barnabitas no Brasil chegou ao Pará, sugerindo a construção de uma nova matriz, cuja beleza e imponência fizesse jus à Rainha da Amazônia e à grandiosidade da devoção a ela dedicada. A pedra fundamental foi colocada em 24 de outubro do ano seguinte, com aprovação do então Arcebispo, Dom Santino Coutinho. Na mesma data era lançado o hino “Vós sois o lírio mimoso”, composição do poeta maranhense Euclides Farias.

A Basílica de Nazaré, terceira a receber este título no Brasil e primeira na região Norte, trata-se de uma réplica em menor escala da Basílica de São Paulo Extramuros, em Roma, medindo 20m de altura, 62 metros de cumprimento e 24 metros de largura, exatamente a metade das medições daquela. De estilo neoclássico e eclético, foi projetada pelos arquitetos genoveses Gino Coppedé e Giuseppe Predasso.


Fonte: Arlinda Maria


Fonte: Sidney Oliveira/ Ag.Pará


Fazendo parte dos elementos que compõem o Círio, a Basílica integra o conjunto da declaração como Patrimônio Cultural da Humanidade pela da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), ocorrida em 2013.

Em 31 de maio de 2006 foi elevada à categoria de Santuário Mariano da Arquidiocese, passando a denominar-se Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, incluída entre sete templos nesta categoria no Brasil.



Endereço: Av.Nazaré, 1300 – Bairro: Nazaré

Telefone: (91) 4009-8400

Horário de funcionamento:
Segunda a Sexta-feira, 07h às 19h
Sábado, 07h às 19h
Domingo, 06h às 21h

Ingresso: Entrada Franca

http://basilicadenazare.com.br/portal/

http://nazare10.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário