terça-feira, 4 de abril de 2017

CASA PARIS N'AMÉRICA

O prédio localizado no centro comercial de Belém
Fonte: Fragmentos de Belém
           
Talvez até mesmo os belenenses que transitam de segunda a sábado pela rua de paralelepípedo da Travessa Santo Antônio já quase na Rua João Alfredo, não saibam, ou não atentem para a suntuosidade e a importância histórica do "Paris n'América", um dos edifícios mais importantes da Belle Époque amazônica. O período de riqueza e prosperidade vivida com o Ciclo da Borracha, entre o final do século XIX e o começo do século XX, fizeram de Belém e Manaus um pedacinho da Europa na quente e úmida região equatorial do Brasil.
O interior do prédio, requinte inspirado na Art Noveau
Fonte: Fragmentos de Belém
O edifício foi inaugurado no começo do século passado para revender a moda parisiense em Belém (roupas, perfumes, maquilagens) que as damas da alta sociedade paraense de então procuravam copiar. O Paris n'América é constituído de três andares tendo sido inspirado no Galeries Lafayette, de Paris, e seu ponto mais admirado é a famosa escadaria com uma estátua feminina segurando lustres antigos e centenários. Hoje o local abriga uma loja de tecidos e está aberto à visitação pública de segunda a sábado em horário comercial.
Vista interna do alto do prédio: hoje uma loja de tecidos
Fonte: Fragmentos de Belém
 

6 comentários:

  1. Fico triste pois a casa comercial paris América não consta como turismo .secretaria de Turismo acorda.povo de Belém acorda.

    ResponderExcluir
  2. A cidade não tem guias para explicar as coisas bonita.Rios são belissimos mais a cidade tem explorar também a história.

    ResponderExcluir
  3. Falta um projeto da Secretaria de Turismo nesse sentido, falta uma administração que tenha uma visão mais ampla a respeito disso.

    ResponderExcluir
  4. O local e muito lindo uma arquitetura maravilhosa, divina e luxuosa deveria estar como visitação turistica

    ResponderExcluir
  5. Visitei e gostei muito achei um luxo So pena que está meio abandonando (faltando conservação)

    ResponderExcluir