quarta-feira, 5 de abril de 2017

MUSEU DE ARTE DE BELÉM


 Fonte: TripAdvisor

O Museu de Arte de Belém-MABE encontra-se dentro do Palácio Antonio Lemos - Sede da Prefeitura Municipal de Belém - PMB. Ele foi instituído a partir de 1991 como um Departamento da Fundação Cultural do Município de Belém (FUMBEL), que por sua vez pertence à Prefeitura Municipal de Belém. 

Em 1994, com a reinauguração do Palácio Antônio Lemos, passou a acolher as coleções oriundas respectivamente, da Pinacoteca Municipal e Museu da Cidade de Belém (MUBEL), do qual é originário. 


 Fonte: TripAdvisor

O Museu reúne um conjunto significativo de obras de artistas locais, nacionais e estrangeiros, que referem o período áureo da borracha na cidade e um acervo contemporâneo em expansão. O acervo possui também peças do mobiliário brasileiro do séculos XIX e início do XX, fotografias, cerâmica, objetos de interior e esculturas. As salas para exposições homenageiam artistas, que possuem obras no acervo ou são de reconhecido valor no cenário das artes; um auditório para solenidade e uma biblioteca especializada em artes. 

Reconhecidamente um dos maiores símbolos do período da “Belle Époque”, o Palácio Antônio Lemos é uma das construções públicas municipais mais relevantes, documentando a história da cidade e representando a memória dos seus cidadãos, além de abrigar a sede do Poder Público Municipal e o Museu de Arte de Belém – Mabe, responsável pela guarda de um dos acervos mais importantes sobre a História da Cidade de Belém, pois possui, entre outras obras, as remanescentes da Época da Borracha (1860-1920). Este acervo é constituído de pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, mobiliário de época e objetos de interiores.

Pátio Interno
 Fonte: TripAdvisor


As reformulações executadas por Antônio Lemos transformaram o prédio, acrescentando revestimentos, móveis e objetos que procuraram aliar qualidade a uma atualização com a moda europeia, sendo os revestimentos de pisos e paredes de cores vivas e tons fortes, apresentando placas metálicas prensadas com motivos decorativos salientados por pintura artesanal. Todos os salões são ornamentados com objetos de arte, encomendados na maioria para o palácio, transformando o ambiente e seu acervo num dos maiores desta época na cidade. O Mabe conta também com duas exposições de curto período: “Antônio Lemos: a ressignificação do mito” e “o Egito sob olhar de Napoleão no Pará”. Há previsão de uma próxima exposição em meados de setembro, a “Bienal de Arte” que contará com obras de artistas paraenses.



O Museu de Arte de Belém (Mabe), funciona de terça-feira a sexta-feira, de 10h às 18h e sábado, domingo e feriados, de 9h às 13h com entrada franca.

Endereço: Praça D. Pedro II, s/n - Cidade Velha, Belém

Telefone: (91) 3114-1026


Museu de Arte De Belém

Nenhum comentário:

Postar um comentário