quarta-feira, 5 de abril de 2017

MUSEU HISTÓRICO DO ESTADO DO PARÁ


Fonte: Claudio Santos/Agência Pará

O Prédio Inaugurado em 1771 foi projetado pelo arquiteto bolonhês Antonio Landi, para servir de sede e moradia aos governadores e capitães generais do Pará.


O Museu do Estado do Pará foi criado em 18 de março de 1981, só iniciou suas atividades em 1986, abrigado no prédio do Centro Cultural Tancredo Neves. Em 1987, o Museu ocupou o Palacete Bolonha e, no ano de 1994, foi transferido para o Palácio do Governo, ou Palácio “Lauro Sodré”, ano em que foi transferida da edificação a sede administrativa. O Palácio, que possuí traços do estilo neoclássico, no século XVIII, foi projetado pelo arquiteto bolonhês Antonio Landi, para servir de sede e moradia dos governadores e capitães generais do Pará.


Fonte: Carlos Sodré/ Agência Pará

Fonte: Cristiano Martins/ Agência Pará


Atualmente, o Museu dispõe de um diversificado acervo, composto de pinturas, mobiliário, acessórios, fotografias, entre outros bens, que incluem o próprio edifício, como testemunhos de diferentes contextos, permitindo diversificadas leituras. Os objetos que compõem as coleções do Museu do Estado do Pará configuram-se como testemunho de significativos momentos históricos e de processos sociais que fazem parte da história do Estado. A cultura material exposta e em reserva técnica remonta os idos do século XVIII, trazendo contextos econômicos, políticos, artísticos, entre outros, presentificados através da mesma. Objetos expostos são documentos, pois informam sobre determinados acontecimentos e fatos; são testemunhos, na medida em que sobreviveram a quem os produziu e chegam até a contemporaneidade na condição de expressão do passado, de períodos que remetem à colônia, império e república.

Fonte: Cristiano Martins/Agência Pará


Endereço: Praça D. Pedro II, s/n. Cidade Velha

Telefone: (91) 4009-9833

Funcionamento: 
Terça a sexta-feira, das 10h às 18h. 
Sábados, domingos e feriados, das 9h às 13h.

Taxa: R$ 4, com meia-entrada para estudante, gratuidade para idosos e crianças até 7 anos. 
Às terças-feiras a visitação é gratuita a todos. 

Os agendamentos para visitas monitoras devem ser feitos para o telefone: (91) 4009-8845

Sem vaga própria de estacionamento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário